\r\n

Hillary Clinton: Um percurso para além da vida conjugal!! 

\r\n

 

\r\n

Ser independente do marido e entrar no mercado de trabalho para ser bem sucedida, é para muitas mulheres um desafio. 

\r\n

Na campanha presidencial dos Estados Unidos de 1992, Bill Clinton disse que ao apoiá-lo, os eleitores recebiam "dois pelo preço de um", em referência à sua esposa, Hillary Clinton, uma mulher incansável.

\r\n

"Se votarem nele, também poderão contar comigo", disse então Hillary, e foi verdade. Nos 23 anos que passaram desde então a advogada de Chicago (Illionis) foi primeira-dama, senadora, candidata às primárias democratas e secretária de Estado do país.

\r\n

Senhora de um percurso digno e merecedora de respeito, Hillary não só foi Clinton como Rodham, antes mesmo de ser Clinton. Passou quase três décadas no centro das atenções de todo o mundo à "sombra" do marido, o ex-presidente americano Bill Clinton.

\r\n

 

\r\n

Atualmente, pretende fazer história e ser a primeira mulher presidente dos Estados Unidos, um sonho destruído em 2008 pelo atual detentor do cargo, Barack Obama.    

\r\n

 

\r\n

01

\r\n

(Foto: Fabrice Coffrini/AFP/VEJA)

\r\n

\r\n

Quebrou o protocolo durante o discurso na Conferência de 1995 da ONU

\r\n

Quando era primeira-dama, Hillary viajou para a China, em setembro de 1995, para a 4ª Conferência das Mulheres da ONU. “Estamos a procurar um consenso para que possamos ajudar a trazer dignidade e respeito às mulheres e meninas em todo o mundo", foi assim que Hillary abriu o seu discurso no encontro. Foi muito elogiada com o que vinha defendendo na sua carreira à muito tempo.
 

\r\n

 

\r\n

02

\r\n

\r\n

Recebeu um Grammy pelo audioliovro de "It Take A Village"

\r\n

Em janeiro de 1996, a editora Simon e Schuster publicou o livro “It Takes a Village”. Rapidamente as vendas dispararam e tornou-se um best-seller, que um ano depois, proporcionou um Grammy a Hillary por ter emprestado a sua voz ao audiolivro da versão impressa.
 

\r\n

 

\r\n

03

\r\n

\r\n

Foi uma das 27 mulheres a formar-se numa sala de 235 alunos

\r\n

Formou-se em Direito na Universidade de Yale, onde chegou em 1969, e realizou uma pós-graduação um ano depois em Estudos da Criança.
 

\r\n

 

\r\n

04

\r\n

\r\n

Hillary destacou-se por ter sido a única mulher a integrar a equipa de investigação do impeachment de Nixon

\r\n

Integrou um seletivo grupo de advogados responsáveis pelo caso impeachment do presidente Richard Nixon no escândalo de Watergate. Acabou por ser demitida do grupo devido a cortes de investimento no grupo. 
 

\r\n

 

\r\n

05

\r\n

\r\n

O programa de Seguros para a Saúde foi ampliado por Hillary juntamente com Ted Kennedy

\r\n

Ted Kennedy faz referência a Hillary como embaixadora fundamental deste programa, em 2007 disse que o “programa de saúde das crianças não existiria hoje se não tivéssemos Hillary do outro lado da Avenida Pensilvânia a empurrar para a minha direção". Em 2000, um assessor de Kennedy disse ao New York Times que Hillary era como "uma mulher do exército dentro da Casa Branca só assim foi possível este feito".
 

\r\n

 

\r\n

06

\r\n

\r\n

Em 1979 deu início às primeiras conversas com o Irão

\r\n

Destemida e persistente, Hillary embarcou numa missão que muitos americanos não acreditavam ser possível: "conversas secretas com o Irão que levaram ao início das negociações internacionais sobre as ambições nucleares do país".
 

\r\n

 

\r\n

07

\r\n

\r\n

Ano 1969 - esteve no Wellesley College onde discursou e inspirou os alunos

\r\n

Em 1969, Hillary fez um discurso entusiasmante durante as festividades de formatura da Universidade de Wellesley, em Massachssetts. 

\r\n

"Uma das coisas mais trágicas que aconteceram ontem, um dia lindo, foi conversar com uma mulher que me disse que não queria ser eu por nada deste mundo. Ela não queria viver no mundo de hoje e olhar para o futuro porque o que ela vê deixa-a apavorada. O medo está sempre conosco, mas nós não temos tempo para temer, não agora."
 

\r\n

 

\r\n

08

\r\n

 

\r\n

Deu origem ao Obamacare

\r\n

Embora o plano de saúde remonte a 1993, muitas vezes referido como "Hillarycare", e tenha passado a ser uma confusão política para a Casa Branca durante o mandato de Bill Clinton, foi ele que colocou em movimento uma cadeia de eventos que levaram à criação do programa do presidente Obama. 
 

\r\n

 

\r\n

09

\r\n

\r\n

Foi fundadora da organização de defesa das crianças e famílias do Arkansas

\r\n

Um ano depois do casamento com Bill, em 1978, a advogada ajudou a criar a organização de defesa das crianças e famílias do Arkansas, que existe até aos dias de hoje.
 

\r\n

 

\r\n

10

\r\n

\r\n

Na história americana foi a mulher que mais ganhou votos

\r\n

Em 2008, quando era pré-candidata à Presidência dos EUA, contra Barack Obama, Hillary recebeu 18.046.007 votos, a maior quantidade de votos que uma candidata recebeu na história das eleições americanas.